INOVAÇÃO

Pecuária 4.0: tecnologia transforma a gestão e rentabilidade no campo

Drones, câmeras e inteligência artificial entram em cena para oferecer um monitoramento 24 horas das atividades do rebanho

A Pecuária 4.0, caracterizada pela aplicação de soluções tecnológicas no campo, está cada vez mais presente na realidade dos produtores, trazendo agilidade e inovação para o manejo do gado. Nesse contexto, o médico veterinário Alexandre Camargo Costa discutiu os avanços e desafios dessa transformação em uma entrevista para o quadro “Raio X da Pecuária.”

Dentro da Pecuária 4.0, diversas tecnologias contribuem para aprimorar diferentes aspectos da atividade pecuária. Isso inclui melhorias genéticas, avanços em manejo, nutrição e sanidade animal. Softwares especializados desempenham papel fundamental, oferecendo ferramentas de gerenciamento que otimizam o controle do rebanho e a tomada de decisões.

Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!

Os benefícios da adoção dessas inovações são notáveis, refletindo diretamente na rentabilidade do produtor. Redução de custos, aprimoramento da alimentação e manejo adequado do pasto são alguns exemplos práticos. A precisão na formulação de suplementos nutricionais, antes genérica, agora atende às necessidades específicas de cada animal, resultando em melhor desempenho e eficiência.

Tecnologias como identificação por brincos evoluíram, proporcionando não apenas a marcação do animal, mas também monitoramento individual e até mesmo análises de bem-estar. Drones, câmeras e inteligência artificial entram em cena para oferecer um monitoramento 24 horas das atividades do rebanho, desde o acesso ao cocho até o estado geral de saúde.

Apesar dos avanços, desafios como a conectividade no campo foram superados com a expansão da internet via satélite e o desenvolvimento do 5G. A difusão dessas tecnologias, aliada à entrada de empresas menores e startups, contribui para tornar a Pecuária 4.0 acessível mesmo a produtores com recursos mais limitados.

______

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.