Dr. Pecuária aborda coriza infecciosa, doença comum entre aves

Saiba como prevenir, identificar e tratar a enfermidadeA coriza infecciosa das aves, também conhecida como gôgo, é uma enfermidade respiratória, bastante comum no Brasil, que atinge aves de qualquer idade e linhagens. O assunto foi abordado no quadro Dr. Pecuária do Jornal da Pecuária desta quarta, dia 19.

>> Confira mais notícias sobre aves

Os sinais clínicos são: corrimento fluído nas vias nasais, catarro, conjuntivite, edema da cabeça e ao redor dos olhos. Em alguns casos ocorre o fechamento das pálpebras e até a destruição do globo ocular. As aves quando infectadas diminuem a postura e ficam com as asas caídas. A ocorrência da doença é mais comum no outono e o seu diagnóstico é difícil.

O médico veterinário da ABC Aves (Associação Brasileira dos Criadores de Aves de Raças Puras), Luiz Roberto da Silva Júnior, falou sobre as diferenças entre a coriza infecciosa e a gripe aviária.

De acordo com ele, a gripe infecciosa é transmitida por um vírus que vem dos seres humanos e mamíferos em geral e é muito confundida pela coriza infecciosa.

Para ele, a principal diferença entre as doenças está na gravidade. A influenza é uma doença muito severa, de mortes rápidas que ocorrem em dois, três dias. Já a coriza é uma doença crônica, que vai definhando o animal com o tempo.

– No Brasil, a coriza é mais comum, já que aqui não há casos de influenza – declara.

Segundo o especialista, a coriza é fácil de ser evitada, desde que sejam tomadas algumas regras de biossegurança.

– É necessário evitar a friagem, a umidade, o vento direto nas aves e conservar as instalações bem limpas. Desta forma, se consegue evitar a coriza. Também é possível evitar através de vacinas contra a enfermidade – afirma.

O médico veterinário explicou que a coriza é uma doença bacteriana, que atinge as aves quando elas são submetidas a essas condições de estresse.

Para prevenir também é recomendado adquirir aves isentas de problemas respiratórios. Quando detectada a doença, Silva Júnior ressalta que é indicada a separação das aves doentes das sadias.

– Também pode ser feito um tratamento com antibiótico. Além disso, é preciso ter cuidado para ver se as aves estão se alimentando e se for necessário, deve-se forçar a alimentação pelo bico mesmo – relata. 

Clique aqui para ver o vídeo