Parlamentares vão ao Pará ouvir procuradores e Greenpeace sobre punições para pecuaristas

Grupo decide ir ao Estado, já que o Ministério Público paraense alegou não poder se deslocarUma comitiva com cerca de 20 deputados e senadores, viaja na manhã desta quinta, dia 2, a Belém, no Pará, para ouvir representantes do Ministério Público Federal (MPF) no Estado e da organização não governamental Greenpeace sobre as punições para frigoríficos e fazendas da região.

No início do mês, o Ministério Público ajuizou ações contra pecuaristas e frigoríficos do Pará por causarem devastação da Floresta Amazônica. Alguns dias depois, três grandes redes de supermercados – Pão de Açúcar, Carrefour e Wal-Mart – decidiram suspender a compra de carne de 11 frigoríficos localizados em áreas apontadas como de desmatamento na região amazônica.

Uma audiência pública foi realizada na semana passada no Senado para que as partes envolvidas na questão se pronunciassem, mas apenas representantes do setor produtivo compareceram. Como o Ministério Público do Pará justificou que não poderia estar presente na audiência, os parlamentares estão viajando nesta quinta para ouvir os procuradores.

A reunião está prevista para as 15h na Assembleia Legislativa do Estado, e também deve contar com a presença do secretário de Meio Ambiente do Pará, Aníbal Picanço.