Paranaguá comemora volume recorde de 50 milhões de toneladas em 2017

O agronegócio teve papel fundamental no desempenho, com mais de 35 milhões de toneladas movimentadas, o que corresponde a 70% do total

Fonte: IvanBueno/Porto de Paranaguá

O Porto de Paranaguá atingiu nesta semana 50 milhões de toneladas movimentadas ao longo de 2017, a maior marca de sua história. Conforme a Administração dos Portos de Antonina e Paranaguá (APPA), o volume é 11% maior que o de igual período do no passado e supera a média dos portos brasileiros, que registraram crescimento de 5%. O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, que esteve no porto nesta quarta-feira, dia 13, disse que o resultado alcançado em 2017 reforça a vocação agrícola e o protagonismo do Paraná e do Porto de Paranaguá no setor. “É um momento histórico, que acontece no ano em que o Brasil teve a sua maior safra agrícola”, disse o ministro.

O agronegócio teve papel fundamental no desempenho, com mais de 35 milhões de toneladas movimentadas (ou 70% do total). De acordo com a APPA, os principais produtos movimentados neste ano foram do complexo soja, com mais de 16 milhões de toneladas, e os embarques de açúcar (4,5 milhões de toneladas) e milho (3,5 milhões de toneladas). Na importação, destacam-se os fertilizantes, com cerca de 9 milhões de toneladas.

O diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Dividino, enfatizou os investimentos realizados no terminal. De 2011 a 2017 foram mais de R$ 868 milhões em investimento público. “Estes aportes do Governo do Estado também destravaram outros R$ 3 bilhões em investimentos da iniciativa privada. Esses recursos somados fizeram do Porto de Paranaguá uma opção ainda mais eficiente para o escoamento da produção brasileira”, disse.