Paraná registra temperaturas de -1°C

Confira as principais informações sobre dólar, mercado agrícola, previsão do tempo e agenda do dia 

Fonte: Canal Rural

Previsão do tempo
Segundo a Somar Meteorologia, nesta segunda-feira, a massa de ar frio continua em grande parte da região Sul do país, porém sem previsão de chuva. Devido às baixas temperaturas há condições para formação geadas nas primeiras horas do dia em regiões das serras de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul e no planalto do Paraná. No extremo norte paranaense áreas de instabilidade se formam ao longo da tarde e favorecem a condição para pancadas de chuva isoladas e com baixos acumulados.

De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) a cidade de Guarapuava registrou geadas, com as mínimas de -1°C e Ponta Grossa 1°C no sábado, dia 10. Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicou geadas na cidades de Irati, Castro e Londrina, no Paraná, e em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul.

Em São Paulo e no sul de Minas as temperaturas continuam baixas. Áreas de instabilidade aumentam no Sudeste e até o fim da tarde existe a previsão para pancadas de chuva no oeste e norte paulista, no Rio de Janeiro, Espírito Santo e em grande parte de Minas Gerais, com exceção do sul e do norte do estado. 

No Centro-Oeste o frio da manhã se espalha por toda a região. O centro e sul de Mato Grosso e de Goiás podem ficar com mínimas abaixo dos 14°C ao amanhecer. No sul de Mato Grosso do Sul, as temperaturas ficam um pouco mais elevadas, mas a sensação de frio continua. Uma área de instabilidade aumenta a quantidade de nuvens e traz a possibilidade de chuva fraca para Goiás, Distrito Federal. 

No nordeste o tempo segue firme no interior. De acordo com a Somar, a chuva só persiste na faixa leste, Maranhão, Ceará e norte do Piauí. A temperatura segue elevada e a sensação de calor continua, principalmente na parte da tarde.

Dólar
Após três pregões seguidos de queda, o dólar comercial fechou a sexta-feira, 9, em alta de 0,79% e foi cotado a R$ 3,291 para venda. Esse fechamento da moeda americana aconteceu antes da decisão do Tribunal Superior Eleitoral de não cassar a chapa Dilma-Temer.

Soja
Na sexta-feira a soja na bolsa de Chicago teve um dia de alta, apesar do relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) ter indicado dados com viés de baixa. De acordo com a consultoria Safras & Mercado, o clima seco  e altas temperaturas no cinturão produtor americano foram os fatores que determinaram os ganhos lá fora pela sexta sessão consecutiva. 

Em seu relatório de junho, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos manteve a estimativa de safra 17/18 em 115,8 milhões de toneladas e elevou a projeção dos estoques da safra 16/17. Na semana a valorização da oleaginosa em Chicago foi de 2,18%. 

Aqui no Brasil não houve registro grandes volumes de negócios.

Milho
Foram registrados alguns negócios no mercado interno. Em Mato Grosso as vendas foram impulsionadas pelos leilões de opções, Prêmio de Escoamento de Produto (PEP) e Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro). Segundo a Safras & Mercado estas negociações oferecem um sintoma positivo a respeito da exportação, ou seja, que o avanço destes leilões poderão gerar bons volumes de escoamento da safra local.

O mercado se surpreendeu com as altas na bolsa de Chicago, já que o relatório do USDA trouxe dados baixistas. O órgão elevou a estimativa de safra da Argentina, do Brasil e não trouxe demanda extra mundial.

Café
No mercado de café, compradores e vendedorem ficaram cautelosos na hora de vender, com a previsão de geadas em regiões produtoras do Paraná e Minas Gerais. Nesta segunda-feira, 12, o mercado aguarda confirmações desses registros.

Já as exportações do café maio caíram 3,6% na comparação com o mesmo período do ano passadoe totalizaram 2,43 milhões de sacas. Os dados foram divulgados pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé).

Boi
O mercado do boi gordo encerrou a semana com diversas unidades ausentes da compra de gado. Os frigoríficos ainda se deparam com uma ótima frente nas escalas de abate, entre cinco e seis dias úteis. A expectativa da Safras & Mercado é que a chegada de uma frente fria ao Brasil acelere o processo de deterioração das pastagens, fazendo com que pecuaristas encontrem dificuldade na retenção dos animais terminados.

Agenda

O Banco Central divulga nesta manhã o Boletim Focus, que é uma pesquisa realizada com diversas instituições financeiras sobre as expectativas para a economia brasileira, devem ser revelados dados como a projeção para o produtor interno bruto (PIB), dólar, taxas de juros, inflação, etc.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulga às 17 horas o relatório de condições das lavouras americanas.