Paraná inicia plantio do milho 2ª safra

De acordo com o Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral), a semeadura no estado ainda é menor que 1% da área

Fonte: Pixabay

Os produtores do Paraná já iniciaram o plantio de milho segunda safra 2017/2018. De acordo relatório do Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral) divulgado nesta terça-feira, dia 9, a semeadura no estado ainda é menor que 1% da área, mas os cultivares que já estão plantados apresentam boas condições.

Milho 1ª safra
Apesar da primeira safra de milho já estar 100% plantada, os cultivares apresentam um atraso de aproximadamente 2 semanas frente ao desenvolvimento da temporada anterior. O estágio de desenvolvimento das plantas chegou em 15% vegetativo, 36% em floração, 46% em frutificação e 3% em maturação.

Cerca de 86% das lavouras estão em boas condições, 13% em média e apenas 1% em fase ruim. Enquanto isso, a comercialização atingiu 1% e está atrasado em relação ao ciclo 2016/2017.

Soja
Em relação à safra de soja, a entidade revelou que o a lavoura segue para as fases finais, com 37% em floração, 49% em frutificação e 1% em maturação. Apesar desse avanço, as condições das lavouras não estão como no ano passado. O Deral indica que 88% da safra está em boa condição, contra 97% no ano passado. Já a comercialização atingiu 11%, dois pontos percentuais atrasado em relação à safra anterior.