Paraná fortalece Conselhos Municipais de Sanidade Agropecuária

Seminários e encontros regionais vão disseminar informações técnicasOs Conselhos Municipais de Sanidade Agropecuária (CSAs), que representam a comunidade nos municípios e atuam junto com o poder público para garantir a sanidade e qualidade dos produtos de origem animal e vegetal, serão ampliados e fortalecidos. Para incentivar as lideranças comunitárias, serão realizados seminários e encontros regionais que vão levar informações técnicas para alcançar o comprometimento de todos com o objetivo de melhorar ainda mais o padrão da produção agropecuária paranaense.  

? A sustentabilidade dessas instituições dependem do incentivo ao cumprimento de ações. E para isso devem ser estabelecidas metas que permitem o seu aprimoramento ? afirmou.

Os seminários serão realizados a partir da primeira quinzena de setembro, inicialmente nas regiões de Francisco Beltrão e Pato Branco. Em seguida haverá um cronograma para realização desses encontros nas regiões de Cascavel, Toledo, Umuarama e Paranavaí.
   
Atualmente são 170 CSAs existentes no Estado e o objetivo é ampliar essas estruturas para 399, ou seja, um conselho por município até abril de 2010. Os conselhos estadual e municipais de sanidade foram estruturados em 1999 com o objetivo de ajudar o Paraná a combater a febre aftosa dos rebanhos bovinos e bubalinos. Os CSAs foram muito atuantes na conscientização dos produtores durante as campanhas estaduais de vacinação contra febre aftosa.
   
? Esse trabalho ajudou o Estado a conquistar lugar no mercado exportador de carne bovina, o que beneficiou toda a cadeia produtiva com o aumento de renda e empregos. Agora, esse objetivo foi atingido, embora os conselhos municipais devem permanecer vigilantes para evitar a volta dessa enfermidade ? explicou Freitas.
   
Porém outras ações igualmente importantes que necessitam do envolvimento da comunidade local para o seu enfrentamento. Entre elas, o secretário executivo do Conesa, Eliel de Freitas, listou a preocupação com enfermidades como brucelose e tuberculose na área animal.
   
Na área vegetal, a preocupação recai sobre o uso inadequado de agrotóxicos, ferrugem asiática que ataca as lavouras de soja, doença de greening, que prejudica os pomares de laranjas e outras doenças vegetais que prejudicam a qualidade e a rentabilidade da produção. A valorização do receituário agronômico, também será um dos focos de trabalho, lembrou.
   
Para o secretário Bianchini, a importância da revitalização dos CSAs é que cada município poderá apresentar suas demandas junto ao poder público para ser enfrentado em conjunto.

? Os CSAs poderão até dirigir os treinamentos, de acordo com as demandas locais que serão apresentadas ? explicou.

? Nossa preocupação é como manter essa mobilização em todas as regiões do Estado, por isso estamos decidindo pela realização dos seminários e encontros técnicos.