Panetone Sonho de Natal

Ingredientes 1ª etapa170g de farinha de trigo15g de fermento biológico instantâneo100g de água gelada250g de frutas cristalizadas150g de passas de uva preta50g de passas de uva branca120g de rum

Modo de fazer

1- Comece preparando as frutas que irão rechear o panetone. Coloque as passas de uva de molho no rum e lave as frutas cristalizadas em água corrente. Reserve.
2- Nesta primeira etapa, vamos fazer a esponja. Coloque na batedeira a farinha, o fermento e a água. Bata por 5 minutos.
3- Deixe a mistura descansar por 1 hora.

2ª etapa
440g de farinha de trigo
250g de mistura para panetone
6g de sal
80g de gema de ovo
140 g de água gelada
 
Modo de fazer

1- Com a esponja já preparada na batedeira, acrescente a farinha, a mistura para panetone, o sal, a gema e a água. Bata por 15 minutos.
2- Escorra as passas e acrescente, junto com as frutas cristalizadas, na batedeira. Bata por mais 2 minutos.
3- Retire a mistura da batedeira e divida em três pedaços e boleie a massa. Em seguida, deixe descansar por mais 20 minutos.

3ª etapa
margarina em cubos
fôrmas de papel próprias para panetone
 
Modo de fazer

1- Boleie novamente a massa e coloque nas fôrmas de papel. Deixe fermentar por 3 horas em ambiente fechado, no forno, por exemplo.
2- Com uma tesoura, faça cortes em forma de cruz no centro dos panetones. Coloque um cubo de margarina em cima dos cortes de cada um dos panetones e leve ao forno preaquecido, em temperatura de 140°, por 45 minutos. Depois de frios, os panetones podem ser embalados. Excelente para dar de presente no Natal ou saborear com toda a família.