Oferta elevada diminui preço da mandioca

Apesar do menor valor do produto, os agricultores estão comercializando mais para se capitalizar e liberar áreas arrendadas

Fonte: Embrapa

Apesar da recente desvalorização da mandioca, os agricultores seguem interessados na comercialização do produto, tanto pela necessidade de liberar áreas arrendadas quanto para se capitalizar. Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Agropecuária (Cepea), este cenário elevou a oferta de raiz, mas em menor intensidade que nas semanas anteriores.

Do lado da demanda, a procura da indústria de farinha pela matéria-prima diminuiu devido ao menor ritmo de processamento. Como resultado, boa parte da mandioca que seria destinada às farinheiras continuou abastecendo fecularias, mantendo pressão sobre as cotações.

Entre os dias 12 e 16 de março, o preço médio nominal a prazo para a tonelada de mandioca posta fecularia foi de R$ 524,87, baixa de 0,2% frente à média anterior e de 4,3% em comparação com o mesmo período do ano passado (deflacionamento pelo IGP-DI de fevereiro de 2018).