Obama e McCain falam sobre etanol e subsídios agrícolas em entrevista

Pré-candidatos à Presidência dos EUA mostram visões opostas sobre questõesSubsídios agrícolas e etanol brasileiro foram alguns dos temas de uma entrevista exclusiva publicada no Jornal do Brasil desta quarta, dia 18, com os pré-candidatos norte-americanos, o democrata Barack Obama e o republicano John McCain. Nas entrevistas, os dois falaram sobre as relações comerciais com o Brasil.

Barack Obama defendeu a cópia, nos EUA, do modelo político do álcool que o Brasil implantou há mais de 20 anos, com grandes subsídios governamentais. De acordo com a reportagem, um possível governo do democrata não mudaria a política americana com relação ao etanol brasileiro. As sobretaxas de importação do produto continuariam em vigor. Para Obama, a prioridade seria a estabilização da produção do etanol nos Estados Unidos, com “proteção aos produtores nacionais” para, só depois, haver o fim da sobretaxa. O candidato também não estaria muito disposto a derrubar os subsídios agrícolas que adubam as lavouras norte-americanas.

No extremo oposto, o republicano John McCain adota uma plataforma arriscada, defendendo o fim dos impostos sobre as importações de etanol e a diminuição de subsídios agrícolas, para que a competição diminua o preço dos alimentos. Em seus cálculos políticos, as medidas devem agradar o americano médio, que já não consegue encher a própria mesa ou o tanque do carro. O candidato propõe ainda um grupo ( como o G8) só de potências econômicas democratas, que incluiria o Brasil.