Nova variedade de soja mais resistente a invasoras é destaque de Agricultura

Adulteração de fertilizantes, desvio de verba pública para o MST e invasão de fazenda no Paraná também chamaram a atenção nesta semana

Fonte: SXC/Divulgação

A resistência da soja a invasoras que não respondem bem ao glifosato atraiu os produtores ao site do Canal Rural, nesta semana. Veja o TOP 5 das notícias mais lidas.

1. Soja para controle de invasoras resistentes ao glifosato é lançada comercialmente
A Embrapa e a Basf lançam o Sistema de Produção Cultivance, uma tecnologia que combina a utilização de cultivares de soja com o uso de um herbicida de amplo espectro de ação para o manejo de plantas daninhas de folhas largas e estreitas.

2. Agricultores do médio-norte de MT recebem fertilizantes adulterados
Um grupo de 40 produtores de Nova Mutum, no médio-norte de Mato Grosso, recebeu uma carga de fertilizantes adulterados produzidos pela empresa Macrofértil, localizada em Paranaguá (PR). Após análise de uma amostra das 9 mil toneladas adquiridas, 31 toneladas estavam com o teor de nutrientes 75% abaixo do nível aceitável.

3. ONG ligada ao MST desvia dinheiro público
A ONG Associação Estadual de Cooperação Agrícola de São Paulo (Aesca) recebeu do Ministério do Desenvolvimento Agrário R$ 277.958,00 para prestar assistência técnica e promover a Feira Estadual de Produtos Agroecológicos da Economia Feminina, com mulheres assentadas de Pontal do Paranapanema, Vale do Ribeira e sudoeste de São Paulo. Mas a reportagem do Canal Rural apurou que o evento jamais foi realizado. A investigação que durou quatro meses revelou que o convênio se tratava na verdade de um esquema para desviar dinheiro e abastecer a rede de assistência ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

4. MST invade nova fazenda de pesquisa no Paraná
A Fazenda Capão Cipó é a segunda área de pesquisa invadida nos últimos dias no estado do Paraná. A área da Fundação ABC em Castro, região dos Campos Gerais (PR), foi invadida pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). O instituto é voltado à pesquisa agropecuária para as cooperativas Capal (Arapoti), Batavo e Castrolanda.

5. Produtor tem até 30 de setembro para declarar o ITR
O produtor rural tem até o dia 30 de setembro para declarar o Imposto Territorial Rural (ITR). A Receita Federal espera receber 5,2 milhões declarações em 2015. Quem cumprir o prazo, poderá parcelar o tributo em até quatro vezes mínimas de R$ 50.