Nova cultivar de arroz produz 2,5 toneladas a mais por hectare

Batizada de SCS122 Miura, semente homenageia pesquisador catarinense e é indicada para todas as regiões com lavouras irrigadas no estado

Fonte: Pixabay/Divulgação

A nova cultivar de arroz irrigado SCS122 Miura foi lançada nesta semana pela Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina). O nome é uma homenagem ao engenheiro-agrônomo Lucas Miura, que há dez anos se aposentou como pesquisador da Epagri. 

A cultivar tem alto potencial produtivo, de até 9.462 kg/ha, acima da média estadual de produtividade de 7.000 kg/ha. O lançamento da Epagri tem tolerância ao acampamento por vento, bom perfilhamento – mais grãos de arroz – e boa resistência à brusone, que é a principal doença do cultivo irrigado. 

O SCS122 Miura é indicado para todas as regiões de arroz irrigado de Santa Catarina. A cultivar foi testada pelo Sindicato das Indústrias do Arroz (Sindarroz SC), e o grão é indicado para o processo de parboilização. 


Foto: Jeferson Baldo/Divulgação – Da esq. para a dir., José Alberto Noldin, gerente da Estação Experimental da Epagri de Itajaí; Eduardo Pinho Moreira, vice-governador de SC; Lucas Miura, pesquisador; Luiz Ademir Hess, presidente da Epagri

O pesquisador homenageado explica que o arroz tem característica de grão branco, longo e fino, com ciclo longo de até 140 dias. Ele diz que foi surpreendido com a nomeação da cultivar e que se sente honrado. “O fitopatologista que me substituiu resolveu nomear a nova variedade com o nome da minha família. Esta foi uma homenagem extremamente pessoal”, fala Miura. 

As sementes do SCS122 Miura estarão disponíveis para o cultivo na safra 2017/2018. Esta é a trigésima cultivar de arroz irrigado desenvolvida pela Epagri, sendo a vigésima segunda para Santa Catarina.