Diversos

Negociações comerciais entre China e EUA avançam, diz Donald Trump

Na semana passada, representantes de ambos os países já haviam se reunido em Pequim para mais uma rodada de conversas

Foto: Fórum Econômico Mundial / Boris Baldinger

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se reuniu neste final de semana com sua equipe que está negociando um acordo comercial com a China, e disse que foram feitos muitos progressos em diversas frentes.

“Reuniões e ligações importantes sobre o acordo comercial com a China”, disse Trump neste domingo, dia 17, em uma publicação em sua conta oficial no Twitter.”Grande progresso sendo feito em frentes muito diferentes!”, afirmou ele, destacando o potencial de crescimento econômico dos Estados Unidos.

Na semana passada, representantes de ambos os países se reuniram em Pequim para mais uma rodada de conversas sobre comércio. Trump disse na sexta-feira, em coletiva de imprensa, que as reuniões foram muito bem, que a possibilidade de um acordo com a China nunca foi tão real e que o prazo da trégua tarifária pode ser ampliado.

O presidente norte-americano havia ameaçado elevar as tarifas de mais de US$ 200 bilhões em produtos chineses de 10% para 25%, se um acordo comercial não for alcançado até o dia primeiro de março, mas tem se mostrado aberto a prorrogar esta data.

Nova call to action

Esta semana, uma delegação de Pequim vai à Washington dar continuidade às negociações. Trump disse na sexta-feira que, após esta rodada de conversas, vai se encontrar com o presidente da China, Xi Jinping, e que a relação entre eles nunca esteve tão boa.