Negociações do arroz em casca continuam em ritmo lento no país

Preço médio em leilão realizado na semana passada influencia ritmoAs negociações envolvendo o arroz em casta seguem em ritmo lento no mercado físico brasileiro. A lentidão é influenciada pelo menor interesse de compra por parte de empresas e também pelo preço médio do leilão realizado na semana passada, que foi inferior ao observado na operação de agosto.

>> Cotação: acompanhe os preços das principais commodities

Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP), a redução no preço médio do leilão e também no mercado spot reduziu o volume de arroz em casca ofertado no mercado. Mesmo assim, corretores indicaram que foram realizadas vendas para indústrias de outros Estados, especialmente de Minas Gerais.

Diante dos vencimentos de custeio para os próximos meses, agentes da indústria do Rio Grande do Sul têm expectativa de que produtores comercializem lotes de arroz armazenados nas propriedades rurais. Mas parte dos orizicultores afirma não ter necessidade de venda imediata, aguardando a acomodação do mercado para retomar os negócios.

De 10 a 17 de setembro, o indicador do arroz em casca Esalq/Bolsa Brasileira de Mercadorias-BM&FBovespa (Rio Grande do Sul, 58% de grãos inteiros) teve ligeira queda de 0,35%, fechando a terça-feira, dia 17, a R$ 33,95 a saca de 50 quilos.