Municípios do Maranhão devem entrar em lista de maiores desmatadores

Ministro do Meio Ambiente se reuniu com prefeitos das cidades que mais degradaram a AmazôniaO ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, afirmou que novos municípios devem entrar na lista dos que mais desmatam a Amazônia. Ele se reuniu nesta quinta, dia 12, com prefeitos das cidades que estão no topo desse ranking. 

? Os que reduziram muito vão sair da lista. E nas próximas semanas vamos ver os critérios para isso. Agora, outros municípios vão entrar como alguns do Maranhão, Estado onde não havia município e agora passou a ser o terceiro da lista ? disse.

Ele entregou imagens de satélite das áreas degradadas aos representantes das prefeituras de 17 dos 36 municípios apontados como os que mais desmatam na Amazônia. Também foi elaborada uma lista com os índices de desmatamento desses locais.

Os municípios com maior aumento de área desmatada, de 2007 para 2008, são Nova Ubiratã e São Félix do Araguaia, ambos em Mato Grosso.

Minc também falou que vai reforçar a fiscalização na região. Entre as ações previstas estão o aumento do número de agentes da Polícia Federal que atuam em ações ambientais e a criação de delegacias do meio ambiente na Amazônia.