Movimentação até julho no Porto de Rio Grande cresce 6,7%

Transportes de grãos movimentou mais de 14 milhões de toneladas no período

Fonte: Porto de Rio Grande/Divulgação

A Superintendência do Porto do Rio Grande, no Rio Grande do Sul, informou que entre janeiro e julho foram movimentadas no local 23 milhões de toneladas de cargas, o que representa um aumento de 6,7% se comparado ao mesmo período de 2015. 
Consideradas todas as cargas, o Granel Sólido – composto principalmente pelos grãos -, movimentou mais de 14 milhões de toneladas no período. O Granel Líquido ultrapassa 2,7 milhões de toneladas e a Carga Geral, que enquadra celulose e toras de madeiras, ultrapassa 6,1 milhões de toneladas.

Dos granéis sólidos movimentados pelo porto apenas o trigo teve uma evolução negativa nos sete primeiros meses de 2016, com queda de 41%. “Não é nenhuma surpresa. Em 2015 tivemos um embarque atípico de trigo mas o País sempre foi um grande importador desse produto”, afirmou o diretor-superintendente, Janir Branco. 

A movimentação de arroz por Rio Grande registrou alta de 27,3% no acumulado até julho. Já a de milho subiu 101,1%. E o complexo soja segue sendo destaque na movimentação portuária. Até o mês de julho, foram movimentadas 8,8 milhões de toneladas divididas entre farelo, óleo e grão. O número representa um aumento de 1% em relação ao mesmo período de 2015.