Diversos

Morrem os touros senepol Mehum e Urucum, destaques em genética da raça

As mortes aconteceram no fim de semana, com menos de 24 horas de diferença. Central de inseminação exalta qualidade dos reprodutores

Foto: Alta Genetics/divulgação

Os touros senepol Mehum e Urucum morreram no último fim de semana. De acordo com o criador Ricardo Carneiro, da Senepol Soledade, as mortes aconteceram com menos de 24 horas de diferença e a causa seria velhice. Os reprodutores tinham 10 e 14 anos, respectivamente.

Carneiro exalta a qualidade dos animais. “Os dois passaram as suas progênies todas as boas características”, garante. Ele era dono de Urucum e criador de Mehun, que foi vendido ao cantor sertanejo Leo Chaves, da dupla Victor & Leo.

Urucum faleceu no sábado e deixa, segundo o proprietário, mais de quatro mil filhos registrados na associação. “Entre eles, grande campeão e reservado grande campeão na exposição do Paraguai, em 2014”, conta. “Era filho de Arena 18, a vaca senepol de maior expressão no mundo”, complementa.

A central de inseminação Alta Genetics reforça que o animal teve sua progênie reconhecida nas principais pistas de julgamento de toda América. “Sendo premiadas pela qualidade e volume de carcaça, além da excelente caracterização racial”, diz, em nota.

A empresa destaca Mehum como produtor de carcaças extremamente interessantes. “Com alto rendimento e acabamento, bezerros pesados e padronizados, tanto no comercial, quanto no puro, possuindo inclusive filhos destacadíssimos em central”, afirma.

Segundo Carneiro, o reprodutor foi um dos maiores vendedores de sêmen da Alta. O gerente de Corte Taurino da central, Miguel Abdalla, as progênies de Mehum se destacam “pela excelente padronização e caracterização”.

Para Abdalla, os animais deixam um grande marco na raça, produzindo filhos de alto padrão. “Atendem os mercados mais exigentes do puro e do comercial, produzindo tourinhos e cruzamento de qualidade ouro”, finaliza.