Monsanto vê negócio com Bayer concluído até fim do ano

Documentos para órgãos antitruste americanos já foram arquivados e entrega dos papéis para a União Europeia está prevista para março

Fonte: Monsanto/divulgação

A venda de US$ 57 bilhões da Monsanto para a Bayer deve ser concluída até o fim de 2017, reforçou o CEO da Monsanto, Hugh Grant, com os documentos para os órgãos antitruste dos Estados Unidos já arquivados e a entrega dos papéis para a União Europeia (UE) prevista para o fim de março. Grant e o diretor de tecnologia da empresa, Robert Fraley, têm defendido benefícios do acordo para grupos de produtores e políticos. “A inovação cria empregos e oportunidades tanto para os consumidores como para os nossos produtores”, disse Grant em teleconferência com investidores.

A empresa informou ainda que a perspectiva é positiva para a relação com autoridades agrícolas da Argentina neste ano. A empresa já teve disputa com produtores argentinos sobre obrigação de pagamento de royalties anuais pela biotecnologia e no ano passado ameaçou retirar alguns dos seus produtos do mercado argentino. 

No entanto, um acordo provisório com uma agência governamental para testar as colheitas dos agricultores e garantir que produtores de sementes sejam remunerados foi prorrogado até o fim de 2017, afirmou o presidente da Monsanto, Brett Begemann. Segundo ele, as empresas de sementes estão discutindo com formuladores de políticas argentinos uma lei de sementes permanente.