Monsanto: investimento na segunda safra de milho pode cair com preços baixos do grão

No entanto, produtor deve privilegiar aquisição de sementes, pelo potencial de garantia de produtividade, afirma o presidente da empresa

Fonte: Pixabay/divulgação

O presidente da Monsanto no Brasil, Rodrigo Santos, disse nesta quarta-feira, dia 6, a jornalistas, antes do início de evento da empresa em São Paulo, que os preços baixos oferecidos pelo milho no mercado interno devem levar produtores a reduzir investimentos na safrinha 2017/2018. “Achamos que pode ter redução de investimento na safrinha 2017/2018, o que pode resultar em produção menor”, afirmou Santos. 
 
Mas a aquisição de sementes, entre elas as transgênicas da Monsanto, deve ser privilegiada pelos produtores, na avaliação do executivo. “Pode afetar o negócio de sementes, mas este é o ativo mais relevante para o produtor, por seu potencial para garantir a produtividade nas lavouras. Acreditamos que ele vai privilegiar o investimento em sementes”, disse Santos. 
 
Ele acrescentou que boa parte das sementes para a segunda safra 2018 já foi vendida, mas que há atraso nos negócios em comparação a 2017. 
 
O executivo avaliou também que, com a perspectiva de redução de 20% a 30% da área de milho verão no ciclo 2017/2018 no Brasil, existe a possibilidade de os preços do milho voltarem a subir. 
 
“Há espaço para a recuperação dos preços do milho no país. A área produzida com o cereal em 2017/2018 certamente vai cair”, afirmou o presidente da Monsanto no Brasil.