Monsanto apresenta soja que promete uma nova revolução na cultura

A multinacional voltou a anunciar a contagem regressiva para o lançamento da Intacta 2 Xtend, que deve chegar ao mercado brasileiro em 2020

Fonte: Pixabay

A Monsanto apresentou para os participantes da Expodireto Cotrijal, realizada em Não-Me-Toque (RS), o que a empresa chama de nova revolução no plantio de soja. Prevista para lançamento comercial apenas para 2020, a Intacta 2 Xtend é apontada pela empresa como o mais inovador projeto de biotecnologia para a cultura, com maior resistência à pragas como lagartas.

Em evento para a imprensa, o gerente de Lançamentos da Monsanto, Fábio Passos, falou das características do produto voltado para países da América do Sul. “Esse produto está em testes há pelo menos oito anos aqui no Brasil. Lá fora, no exterior, são 15 anos de desenvolvimento e o nosso principal desafio é tentar prever quais serão as demandas do agricultor no futuro, lá em 2020, quando essa variedade será lançada”, disse.

Uma das apostas da multinacional com  Intacta 2 Xtend é a possibilidade de uso de Dicamba como um recurso. A Monsanto também aponta a nova tecnologia como a mais completa na proteção de lagartas do gênero Spodoptera. “Essa variedade tem um gene que é tolerante ao Dicamba e duas proteínas contra lagartas”, disse Passos. A variedade será também tolerante ao glifosato, podendo ser aplicado no pré-plantio e na pós-emergência da cultura.

A Monsanto garante que a tecnologia oferecerá novas ferramentas para controle de plantas daninhas como buva, cariri, corda-de-viola e picão-preto.

Próximos passos

Para garantir que a nova Intacta se adapte às particularidades de clima e solo existentes no Brasil e ainda aumente a sua performance, a Monsanto utilizou novos métodos de melhoramento em seus sete programas de melhoramentos espalhados por diferentes regiões, utilizando um robusto banco de germoplasmas próprios. A empresa ainda conta com parceria com os principais detentores da tecnologia no mercado.

A previsão é de que a soja Intacta 2 Xtend esteja em campos demonstrativos já na safra 2019/2020, mas tudo depende das aprovações internacionais, como  a liberação de importação pela China – o maior mercado comprador da oleaginosa do país. Segundo Fábio Passos, o processo já está em andamento e deve ser concretizado até a data prevista.