Moderfrota rejuvenesce máquinas agrícolas do país em menos de 10 anos

Programa do governo federal impulsionou a venda de tratores e colheitadeirasEm menos de uma década, o Brasil deu uma guinada no máquinário agrícola. A frota em campo, considerada arcaica, se modernizou e rejuvenesceu. Desde o final dos anos 90, a idade média estimada em 16 anos caiu para 10 anos, de acordo com estatísticas da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). Esse patamar estaria em oito anos em regiões como o Centro-Oeste.

A alavanca principal deste cenário foi um programa de crédito que facilitou o acesso do produtor à tecnologia. Com juros menores e prazos alongados, o Programa de Modernização da Frota de Tratores Agrícolas e Implementos Associados e Colheitadeiras (Moderfrota) contribuiu para substituir equipamentos antigos e financiar usados ainda em boas condições.

Em campo desde 2000, o programa aplicou R$ 18,3 bilhões na renovação. Somente entre janeiro e abril deste ano, foram tomados R$ 675 milhões, incremento de 39,5% em relação ao mesmo período de 2007, de acordo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Esses recursos causaram impacto na produção nacional de grãos. Segundo o Ministério da Agricultura, desde a década de 1990, o crescimento da safra tem sido de 5% ao ano, calcado no ganho de produtividade. De acordo Fabrício Morais Rosa, chefe de divisão da Secretária de Política Agrícola do ministério, o avanço da tecnologia das máquinas agrícolas representa 30% de um dos pilares do incremento de rendimento.

O programa foi importante também para as indústrias ao colaborar para a incorporação de novas tecnologias, enfatiza o vice-presidente da Anfavea para Máquinas Agrícolas, Giberto Zago:

? Os programas de fomento foram os grandes motivadores da melhor utilização de máquinas, da evolução tecnológica e do crescimento.

Ao longo do caminho, reduziu-se custos e perdas, apesar da tecnologia trazer a reboque máquinas mais caras. Gasta-se menos em manutenção, reposição de peças e mão-de-obra, enumera Cláudio De Leon, instrutor da Emater/RS.

? Hoje, com uma máquina estamos fazendo o trabalho de duas ? acrescenta De Leon.

Coordenador do Prêmio Gerdau Melhores da Terra, o especialista em maquinário agrícola Luis Fernando Coelho de Souza acredita que o Moderfrota terá papel importante neste momento de necessidade de aumento da produção de grãos no mundo.

? A conjuntura internacional de aquecimento da demanda por alimentos irá causar reflexo muito forte na mecanização agrícola ? pondera.

Com o cenário favorável, as indústrias projetam recorde de produção para 2008, com 85 mil unidades ante 80 mil registradas na década de 70.