Missão brasileira viaja à China para negociar durante a Canton Fair

Maioria dos empresários presentes no grupo busca oportunidades para Santa CatarinaUm terço dos 270 lugares do Boeing 777-200 que saiu de São Paulo na madrugada de domingo foram ocupados por integrantes da missão brasileira coordenada pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) para a Canton Fair, que começa nesta quarta, dia 15, e está em sua 104ª edição.

O grupo, formado em sua maioria por representantes catarinenses, está em busca de oportunidades para o Estado em Guangzhou, no Sul da China. A cidade é a sede da maior feira de exposições do mundo.

? Eu venho atrás de produtos de alto valor agregado, máquinas e equipamentos que devemos achar com preço bom na feira, devido à mão de obra ser muito barata na China ? considerou Gustavo Abdalla, que faz parte de uma empresa de representação e comércio exterior de Florianópolis.

Um dos sócios vai esta semana à França para acompanhar a maior feira mundial de produtos alimentícios, e o terceiro estará no final do mês em Miami (EUA), para um evento também relacionado ao gênero.

? Muitos chineses comem arroz e vegetais. Quando tiverem acesso à carne de frango, poderá ser uma boa oportunidade para Santa Catarina ? complementou Abdalla, lembrando que a China tem 400 milhões de habitantes na classe média.

A Tuboplas, por sua vez, originária do Estado do Tocantins, tem uma relação indireta com a China. A empresa fabrica tubos de PVC, e sua matéria-prima é o policloreto de vinila, comprado de outros países, inclusive a China. Agora, a intenção é buscar este material direto na fonte para reduzir os gastos.

? O custo deve reduzir 20%. Também buscamos equipamentos mais modernos e mais baratos ? explicou o diretor da empresa João Lucio Perim.