Diversos

Ministro da Cidadania tenta convencer Guedes a reduzir cortes no Sistema S

Osmar Terra defende que parte desses recursos seja usada para reforçar programas sociais da sua pasta, formada também por Desenvolvimento Social, Cultura e Esporte

nota de 10 reais sendo cortada por tesoura
Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O ministro da Cidadania, Osmar Terra, atua para minimizar os cortes planejados pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, no Sistema S, que engloba algumas entidades, como o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Terra defende que parte desses recursos seja usada para reforçar programas sociais da sua pasta, formada também por Desenvolvimento Social, Cultura e Esporte.

“Estou entre a faca e o Sistema S. Eu entrei no meio. Pedi para o ministro Paulo Guedes que a gente pudesse, disso que ele pretende cortar, uma parte ser usada nos programas sociais. Ele aceitou a ideia e estamos montando uma proposta para a gente montar e apresentar ao ministro Paulo Guedes”, disse Terra.

Em dezembro, antes de assumir o cargo, Guedes disse que ‘tem que meter a faca no Sistema S’, ou seja, fazer cortes. Na época. destacou que todos precisavam contribuir e que seria necessário ‘cortar pouco para não doer muito’. Para Terra, o sistema, que se dedica, entre outras coisas, ao ensino profissionalizante no país, possui uma capilaridade enorme que precisa ser usada nos programas sociais.

O Sistema S é formado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); Serviço Social do Comércio (Sesc); Serviço Social da Indústria (Sesi); Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac); Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop); e Serviço Social de Transporte (Sest).

Sistema S: redução de verba ameaça capacitação de 270 mil produtores ao ano