Diversos

Ministério publica nota com atualização sobre caso atípico de vaca louca em MT

Texto confirma que não houve alteração do status sanitário do Brasil e que o Mapa suspendeu temporariamente a emissão de certificados sanitários de carne bovina para China

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou nesta segunda-feira, dia 3, uma nota técnica com atualização sobre um caso atípico de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), também chamada de “mal da vaca louca”, registrado na semana passada em Mato Grosso.

De acordo com o texto oficial, a Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) examinou a notificação da ocorrência e determinou o encerramento do caso, sem alteração do status sanitário brasileiro, que segue como risco insignificante para a doença. A OIE informou ainda que não haverá relatórios suplementares sobre o caso.

O Mapa informou também que suspendeu temporariamente a emissão de certificados sanitários para a China até que a autoridade chinesa conclua sua própria avaliação sobre o episódio, cumprindo assim o disposto no protocolo bilateral assinado em 2015.