Ministério da Agricultura vai insistir na ampliação das cotas para fornecimento de carne para mercado russo

Lula deve tratar pessoalmente do assunto com o presidente da Rússia, Dimitri Medvedev, na semana que vemO ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, voltou da viagem à Rússia com uma boa notícia aos produtores catarinenses. O maior comprador da carne suína brasileira vai retomar as importações do estado que mais produz e mais exporta o produto no Brasil. O governo russo deve divulgar a lista dos frigoríficos autorizados a exportar ainda esta semana. Desde 2005 Santa Catarina estava fora das negociações com o país.

? Santa Catarina é o maior produtor de suínos, já tem uma marca bastante consagrada ? disse Stephanes.

O governo também vai insistir na ampliação das cotas para o fornecimento de carne suína e de aves para a Rússia. O presidente Lula deve tratar pessoalmente do assunto com o presidente russo, Dimitri Medvedev, numa reunião no próximo dia 16 de junho. A ideia é aumentar as vendas ao mercado russo e reduzir as tarifas cobradas sobre os produtos brasileiros.

? Nós vamos entregar uma nota ao presidente Lula. A ministra russa ficou de considerar esse assunto e provavelmente fará uma alteração para entrar em vigor em 2010 ? afirmou Stephanes.