Ministério da Agricultura testa qualidade e encontra fraudes em 11 fertilizantes

Alguns produtos não tinham nem 40% dos nutrientes previstosFiscais do Ministério da Agricultura testaram a qualidade de fertilizantes vendidos no Brasil ao longo do primeiro semestre. Em 11 produtos analisados, a fiscalização encontrou fraudes.

Das amostras, 85% estavam em conformidade com as especificações do registro. Entre os produtos agrícolas utilizados para correção da acidez do solo, o índice de conformidade foi de 95%. Entre os fertilizantes mistos mais usados na agricultura brasileira, 78% estavam de acordo com o estabelecido pelo governo.

Foram emitidos 618 autos de infração contra empresas que apresentaram problemas na fabricação de fertilizantes e as multas passaram de R$ 1,28 milhão. Os fiscais federais também identificaram fraudes em 11 produtos, alguns não chegavam a ter nem 40% dos nutrientes previstos e todos tiveram os registros suspensos temporariamente.

Para mais informações quanto aos nomes e marcas dos produtos analisados pelo Ministério da Agricultura, ligue para 0800 704 1995. Qualquer denúncia sobre produtos adulterados também pode ser feita por esse telefone.