Ministério da Agricultura e instituições de pesquisa preparam plano de combate ao greening

Praga ataca plantações de laranja, limão e tangerinaMinistério da Agricultura e instituições de pesquisa se reuniram nesta terça-feira, dia 17, e preparam um plano de ação para combater o greening que está afetando a citricultura brasileira. O governo e as instituições irão atuar em duas frentes: no combate ao mosquito transmissor da bactéria e na erradicação das plantas já contaminadas.

? É uma realidade mundial, no Brasil e nos laranjais da Flórida. Aqui no Brasil, as áreas mais afetadas estão em São Paulo. Os focos são os que nos preocupam no momento, já que ela se propaga com muita facilidade e essa é a grande preocupação ? afirma o ministro Reinhold Stephanes.

A associação FundeCitrus calcula que, de 2004 até hoje, três milhões de plantas já foram erradicadas do Estado de São Paulo e pelo menos quatro milhões estão infectadas pelo greening.

Nos próximos 15 dias, o Ministério da Agricultura deve publicar uma revisão da instrução normativa que trata do controle de pragas. O produtor que não erradicar plantas contaminadas terá punições mais severas.

? Nós precisamos fazer uma séria de coisas começando pela conscientização do produtor que a doença não é tão simples como o cancro cítrico. Essa doença, se efetivamente não atacada, vai acabar com grande parte da citricultura brasileira ? afirma Cláudio Gilberto Arroyo, presidente da FundeCitrus.

Nas próximas semanas, o ministério irá elaborar um plano de ação e levantar os recursos necessários para controlar e prevenir o greening.