Minerva fecha acordo para compra de frigorífico na Colômbia

Frigorífico Red Cárnica é detentor de uma unidade de processamento e abate de bovinos com capacidade para abate e desossa de 850 cabeças/diaA Minerva celebrou na última sexta, dia 20, um memorando de entendimentos para aquisição de 100% das ações do frigorífico Red Carnica e da Red Industrial Colombiana, localizados no município de Ciénaga de Oro, no departamento de Córdoba, na Colômbia

investimento total será de cerca de US$ 30 milhões, incluindo aquisição dos ativos, capital de giro e investimentos para ampliação e modernização das instalações.Segundo a Minerva, o Frigorífico Red Cárnica não possui endividamento financeiro. A efetivação da aquisição ainda está sujeita a realização de uma due diligence e a negociação dos contratos definitivos.

O Red Carnica é detentor de uma unidade de processamento e abate de bovinos com capacidade para abate e desossa de 850 cabeças/dia e está estrategicamente localizado em uma região privilegiada da Colômbia, diz a Minerva, em fato relevante.

“A região de Córdoba é a maior produtora de carne do país, com diversas habilitações para exportação (Oriente Médio, Rússia, Egito, Hong Kong, Venezuela, Peru, Angola, entre outros) e acesso aos portos de Tolú, Cartagena e Barranquilla”, afirma a empresa.

A Minerva ressalta ainda que, de acordo com o USDA,a Colômbia se destaca por possuir aproximadamente 25 milhões de cabeças de gado. “O país apresenta importante potencial de crescimento da indústria frigorífica, desenvolvimento do mercado doméstico (população estimada em 45 milhões de habitantes) e aumento de participação nas exportações mundiais de carne bovina, com a possibilidade de abertura de novos mercados.”

Desde novembro de 2010, a Minerva tem uma subsidiária na Colômbia dedicada à operação de exportação de gado vivo. Ela será integrada, após a implementação da operação, à estrutura do frigorífico, objetivando capturar sinergias e reduzir custos operacionais.

“Caso as condições precedentes sejam cumpridas e a operação seja implementada, a aquisição do Frigorífico Red Cárnica representará uma etapa importante do plano de crescimento da Minerva na América do Sul, anunciado em 2012. Com este movimento pioneiro para Colômbia, a companhia, que já possui operações no Brasil, Paraguai e Uruguai, reforça sua estratégia de diversificação geográfica e participação em novos mercados”, afirma a empresa.

Ainda segundo a Minerva, a internacionalização das operações oferece vantagens competitivas, mitigação de riscos e permite maior arbitragem entre os mercados