Minc defende matriz energética mais limpa para o Brasil

Ministro participou da Eco Power Conference, em FlorianópolisO ministro Carlos Minc, do Meio Ambiente, disse nesta sexta, dia 21, em Florianópolis, onde participou da Eco Power Conference - Fórum Internacional de Energia Renovável e Sustentabilidade, que o Brasil precisa buscar uma matriz energética mais limpa.

? Se não licenciarmos hidrelétricas, teremos mais fontes de energia à base de carvão e óleo ? salientou.

Ele lembrou que a utilização de termoelétricas significa mais emissões de gases poluentes o que “suja nossa matriz energética”.

Rigor e rapidez no licenciamento para o setor elétrico foram os principais aspectos destacados pelo ministro. Minc disse, ainda, que o país precisa ampliar seus investimentos em fontes alternativas de energia elétrica, como a eólica. A produção e utilização de biocombustíveis, como o etanol e o biodiesel, voltaram a ser defendidas por Minc.

A Eco Power Conference, fórum internacional promovido pela Associação Cultural Brasil Santa Catarina, contou com a presença de lideranças mundiais, cientistas, políticos, economistas e ativistas. Representantes de governos, de empresas e de organizações não-governamentais apresentaram propostas, caminhos e soluções.