Milho: segunda safra 2017/2018 será 18% menor do que a anterior

Os impactos da escassez de chuvas ganham dimensão e fizeram a Companhia Nacional de Abastecimento reduzir ainda mais sua estimativa para a temporada

Foto: Renata Silva/ Embrapa Rondônia

A segunda safra de milho 2017/2018 será quase 18% menor do que a anterior, totalizando 55,4 milhões de toneladas, aponta boletim divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta quinta, dia 9. Em relação ao número divulgado em julho, a queda é de 1,2%.

A companhia aponta que, apesar do desenvolvimento vegetativo da cultura ter ocorrido dentro da normalidade, grande parte da produção foi impactada com a redução das precipitações no final de abril e maio. Além disso, “a redução do pacote tecnológico utilizado nessa safra, uma opção para diminuir os custos da cultura, reduziu o potencial produtivo da cultura”, diz.

Levando em consideração a queda de 11,9% da primeira safra de milho, que deve totalizar 26,8 milhões de toneladas, a produção total do grão deve recuar 16% no comparativo anual, fechando em 82,2 milhões de toneladas.

Em produtividade, a primeira e a segunda safra apresentam recuos de 4,8% e 14% frente ao ciclo anterior, respectivamente, com produções estimadas em 5.288 quilos por hectare e 4.786 quilos por hectare.

Algodão

A produção de pluma é um dos destaques neste ciclo, com crescimento de 29,4% em relação ao anterior. A Conab projeta 1,98 milhão de toneladas, 1.671 mil toneladas por hectare, sendo produzidos 1.683 quilos por hectare de pluma.

A estimativa é que essa seja a melhor produtividade alcançada para a cultura. “Volumes consideráveis de precipitações e temperaturas favoráveis ao longo do desenvolvimento, contribuíram para as estimativas recordes de produtividade para essa cultura”.

Arroz

O cereal irrigado apresenta recuo de 3,1% ante o 2016/2017, com produção estimada em 10,7 milhões de toneladas. Apesar da queda no comparativo anual, a situação melhorou em relação ao levantamento de julho. Já o arroz sequeiro, aumentará 43,6 mil toneladas (+3,5%). Desta forma, o total da cultura deve ficar 302,6 mil toneladas abaixo do ano anterior.

A produtividade é a segunda melhor da série histórica, inferior apenas à safra passada, sendo estimada atualmente em 6.114 quilos por hectare. A instituição destaca que “apesar das condições climáticas próximas do normal, elas não foram totalmente favoráveis no país todo, como foi na safra passada”.

Soja

A produção brasileira de soja deverá totalizar 118,9 milhões de toneladas na temporada 2017/2018, segundo o 11º levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A nova projeção mostra um incremento de 4,3% sobre a safra passada, quando foram colhidas 114 milhões de toneladas.

Saiba mais no Projeto Soja Brasil.

Trigo

Entre as culturas de inverno, o trigo tem o maior volume. Para esta safra, a Conab espera 5,1 milhões de toneladas — 20,6% mais do que na última temporada.

Com o plantio praticamente finalizado, as estimativas iniciais baseadas no pacote tecnológico utilizado pelo produtor e nas condições climáticas atuais, apontam para uma produtividade superior à safra passada em 13,7%. “O aumento tem relação com as melhores condições climáticas nessa safra, em relação ao ano passado”, explica a entidade.