Milho: janela ideal para plantio está terminando em Minas Gerais

Especialista destaca que, frente há outros anos, o atraso na semeadura é considerável, decorrente das chuvas

Fonte: Pixabay

As lavouras de milho safrinha de Unaí (MG) começaram a ser cultivadas somente nos últimos dias, o que traz preocupação aos produtores uma vez que o prazo ideal para o cultivo do cereal termina no final do mês, destaca o departamento técnico da Cooperativa Agrícola de Unaí (Coagril).

Fonte do departamento técnico destaca que frente há outros anos o atraso é considerável, decorrente das chuvas, que vêm dificultando a colheita de soja e o consequente plantio do milho segunda safra e do sorgo. “O planejamento inicial junto aos cooperados é de uma área de milho de 13 mil hectares e a de sorgo de 3 mil hectares, mas isso ainda pode mudar”, ressalta.

O mais recente levantamento de Safras & Mercado estima uma área cultivada para o estado de Minas Gerais de 1,619 milhão de hectares de milho safrinha, queda de 7,4% ante os 1,749 milhão de hectares registrados no ano passado. A produção do cereal deverá atingir 8,904 milhões de toneladas, abaixo das 10,005 milhões de toneladas colhidas na segunda safra do ano passado.

No que tange à safra de verão, tanto as lavouras de milho irrigada quanto as de sequeiro seguem na fase de maturação, apresentando bom aspecto. A expectativa para o rendimento médio nas áreas de milho sequeiro é de 7.200 quilos por hectare, enquanto nas áreas irrigadas a previsão de colheita é de 9.600 quilos por hectare.

O mais recente levantamento de Safras & Mercado estima uma área cultivada para o estado de Minas Gerais de 1,035 milhão de hectares de milho na safra verão 2017/2018, queda de 4,4% ante os 1,083 milhão de hectares registrados na temporada anterior. A produção do cereal deverá atingir 6,006 milhões de toneladas, abaixo das 6,444 milhões de toneladas colhidas na segunda safra do ano passado.