Diversos

Mercosul: Maggi diz que sob aspectos agrícolas acordo não é vantajoso

No entanto, ministro afirma que o bloco econômico é superavitário para o Brasil e precisa ser mantido

Blairo Maggi
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, ratificou nesta terça-feira, 27, a posição da sua substituta no novo governo, a deputada federal Tereza Cristina (DEM-MS), pela defesa da revisão do acordo que formou o Mercosul. No entanto, Maggi lembrou que o bloco econômico é superavitário para o Brasil e precisa ser mantido.

“Quando a gente olha pelos aspectos agrícolas, não é, de fato, muito vantajoso para nós; mas o acordo é mais amplo que (o setor) agrícola e, quando a gente olha a economia como um todo, somos superavitários no Mercosul”, disse.

Segundo Maggi, em dois anos e meio no governo ficou “muito irritado” com o bloco econômico, principalmente com relação a vetos à exportação de açúcar brasileiro à Argentina, à entrada descontrolada de leite de países vizinhos no Brasil e ao comércio de insumos.

“Pontualmente, algumas coisas, como o leite, nos incomodam muito. Sob esse aspecto, o governo tem de trabalhar. Somos excluídos no açúcar para a Argentina e temos de olhar as condições de insumos que (os países) produzem e a nós não é permitido por questões sanitárias”, afirmou.

O ministro participou, nesta terça-feira, dia 27, de evento na Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) e de outra cerimônia no Ministério da Agricultura, em Brasília (DF). À tarde, reúne-se em São Paulo (SP) com o ministro da Administração Geral da Aduana da China (GACC), He Ni Yufeng. O encontro tem como objetivo tratar da missão chinesa que está no país para a avaliação sanitária do setor de proteína animal.