Menor oferta e demanda estável mantêm preço do suíno em alta

Em região de São Paulo, animal vivo teve valorização de 9,3%Os preços do suíno continuam em alta. Na parcial até o dia 19 de setembro, o suíno vivo teve valorização média de 6,4% no oeste catarinense, de 1,9% em Belo Horizonte e de 9,3% na região SP-5 (formada Bragança Paulista, Campinas, Piracicaba, São Paulo e Sorocaba). Segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea-Esalq/USP), as razões da alta são a menor oferta do animal vivo e a demanda estável.

>> Cotação: acompanhe os preços das principais commodities

No mercado de carnes, a carcaça comum suína acumula valorização de 8,2% em setembro no atacado paulista, com o quilo do produto comercializado a R$ 5,47 nessa quinta-feira, dia 19. Em relação ao preço registrado em 19 de setembro de 2012, a alta é ainda maior, de 29,3%. Para a carcaça especial suína, também comercializada no atacado da Grande São Paulo, os aumentos são de 7,7% em setembro e de 26,6% em relação a 19 de agosto, com a média dessa quinta a R$ 5,66 o quilo.

As exportações de carne suína in natura têm contribuído para o cenário de alta no mercado doméstico. Os embarques brasileiros do produto vêm aumentando nos últimos meses. Em agosto, segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), foram enviadas ao exterior 45,7 mil toneladas, volume 5,1% maior que o de julho, mas ainda 2,8% inferior ao registrado em igual período de 2012