Medida provisória que amplia multa a frigoríficos não será mais votada

A justificativa é que não haveria tempo hábil para os parlamentares votarem o projeto no Congresso

Fonte: Canal Rural

Uma semana depois de ter aprovado o texto-base da medida provisória (MP) 772/17, que aumenta de R$ 15 mil para R$ 500 mil o valor máximo de multa para frigoríficos que infringirem a legislação sanitária, a Câmara dos Deputados decidiu não submeter a proposta para votação.

A justificativa é que não haveria tempo hábil para os parlamentares votarem o projeto no Congresso e que, além disso, ela estava “trancando” a pauta, juntamente com medidas que acabam com a desoneração da folha de pagamentos e a que trata de gastos com educação.

“Tínhamos prazo muito pequeno para aprovação e, por exemplo, uma MP que reonera setores da economia em um país que tem alta carga tributária exige grande debate”, disse o deputado Beto Mansur, do PRB de São Paulo. 

O presidente do Senado, Eunício Oliveira, confirmou também que os parlamentares não teriam tempo para votar as medidas antes de seu vencimento. “Eu conversei com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e pedi que não fizesse um esforço para votar essas matérias, porque não haveria tempo suficiente para que eu pautasse aqui, no Senado”, explicou Eunício.

De acordo com a Constituição Federal, os parlamentares terão que editar um decreto legislativo para disciplinar os efeitos jurídicos gerados durante a vigência das medidas provisórias que não forem convertidas em lei. Na ausência do decreto, permanecem os efeitos da MP no período em que ela vigorou.

O texto-base da MP 772/17, que amplia a multa dos frigoríficos, havia sido aprovado no dia 1º de agosto pelo plenário da Câmara. A medida foi editada duas semanas após a polícia federal ter deflagrado a Operação Carne Fraca. O projeto altera a Lei 7.889/89, que trata da inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal. A lei já prevê outros tipos de penas, como advertência, apreensão de mercadorias e interdição do estabelecimento.