Diversos

Mangalarga marchador encanta público com beleza e coreografias

Já famoso entre os criadores da raça, Verso Tijucano é um cavalo de oito anos que chama a atenção por onde passa com sua beleza e habilidade em fazer acrobacias; confira as imagens

Verso Tijucano
Foto: Fernando Ulhoa/ABCCMM

A 37ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, realizada em Belo Horizonte (MG), é famosa pela competição acirrada entre animais da raça. Mas, além dos cavalos atletas, existe um tipo de animal que agrada o público por onde passa. É o chamado cavalo artista.

Já famoso entre os criadores da raça, Verso Tijucano é um cavalo de oito anos e que chama a atenção por onde passa por sua beleza e habilidade em fazer acrobacias. Ao lado de seu adestrador, Izaias Ribeiro, conhecido também como “Izaias Domador”, ele faz apresentações por todo o Brasil.

Domador de cavalos há mais de 20 anos, Izaias começou sua trajetória no parque Beto Carrero World, em Santa Catarina. Segundo ele, Verso Tijucano é o que pode se chamar de um cavalo completo e perfeito para esse tipo de apresentação. “Ele é uma estrela. Sabe fazer baliza, laço e coreografias e, por onde passa, acaba chamando a atenção”, disse o adestrador.

Desde o seu tempo de Beto Carrero, Izaias tem ensinado coreografia para animais por todo o Brasil. “Antigamente, meus maiores clientes eram os circos, mas hoje focamos em criadores que querem inovar com seus animais”, contou.

Além de Verso Tijucano, ele treina outros dois animais. Segundo Izaias, para se ter um cavalo completo como Tijucano é preciso de um treinamento contínuo de dois anos.  “Quando o cavalo está preparado, é possível fazer apresentações em hotéis e eventos fechados, como feiras”, disse.

Confira, no vídeo abaixo, alguns dos movimentos realizados pela dupla Izaias e Verso Tijucano: