Mais de 600 famílias receberão educação sanitária em assentamentos rurais na Bahia

Ação será realizada por técnicos da Secretaria de AgriculturaCerca de 661 famílias de assentamentos rurais da região de Bom Jesus da Lapa e Santa Maria da Vitória (BA) serão orientadas sobre segurança alimentar e sanidade animal por técnicos da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri) do governo do Estado.

As ações de educação sanitária serão realizadas durante dias de campo nos assentamentos de Santa Maria da Vitória, Santana e Bom Jesus da Lapa nos dias 14, 15, 16 e 17. Juntos, os assentamentos totalizam um rebanho bovino de 10 mil cabeças.

Controle da raiva dos herbívoros, sanidade avícola, brucelose, tuberculose, febre aftosa, anemia infecciosa eqüina (AIE) e o uso correto de agrotóxicos serão alguns dos assuntos abordados. Também será apresentada a peça teatral “Carne e Leite com Qualidade”, que tem por objetivo transmitir, de forma lúdica, a importância do consumo de carne e leite inspecionados pelo Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e Serviço de Inspeção Federal (SIF).

Segundo o diretor geral da Adab, Altair Santana, em parceria com a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), a educação sanitária vai conscientizar a população rural dos assentamentos nos diversos temas da defesa sanitária animal, facilitando as ações de prevenção, controle ou erradicação de doenças e de saúde pública.

? Isto facilitará, inclusive, o combate à produção, transporte e comércio de produtos de origem animal clandestinos ? afirma Santana.

De acordo com demanda dos produtores é necessário conter focos de anemia infecciosa eqüina identificada na região. A doença é altamente transmissível, sem cura e pode levar os eqüídeos a óbito.

A ação será realizada pela coordenadoria da Adab de Santa Maria da Vitória, que possui ao todo 13 unidades descentralizadas, entre gerências regionais e escritórios locais distribuídas no Estado.