Maggi vai ouvir demandas dos produtores sobre o Plano Safra 2018/2019

A ideia do ministro é entender se o setor precisa de mais financiamento para custeio ou investimento, assim como prazos e juros

Fonte: Usp Imagens

O Ministério da Agricultura vai promover uma série de discussões com produtores rurais para identificar prioridades que devem nortear a aplicação dos recursos do Plano Safra 2018/2019.

O ministro Blairo Maggi afirmou que será importante saber dos agricultores se eles precisam de mais recursos para custeio ou para investimento, se querem juros mais baixos com prazos mais curtos ou prazos mais longos que terão juros maiores. Essa definição política, segundo Maggi, deve ficar a cargo do Ministério em parceria com os produtores e não da equipe econômica.

“Na elaboração do Plano Safra do ano passado muitos órgãos do governo opinaram sobre o uso dos recursos destinados ao produtor. Entendo que esse é um papel que deve ser exercido pelo Ministério após ouvir as necessidades mais prementes do setor”, afirmou.

Na visão do ministro, o Ministério da Fazenda, o Tesouro Nacional e o Banco Central devem apenas decidir o valor a ser destinado e os juros cobrados. “O direcionamento da utilização dos recursos é papel do Ministério, que não deve abrir mão dessa prerrogativa”, disse.