Diversos

Maggi: 'Espero retomar comércio de carnes com a Rússia até o fim do mês'

Segundo o ministro, foi dado um ultimato ao governo russo, já que desde novembro viriam sendo feitas tentativas para ajuste de demandas

frigorífico
Foto: Sílvio Ávila/Mapa

O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, disse nesta terça-feira, dia 7, acreditar que até o fim deste mês o Brasil retomará o comércio de carnes com a Rússia. “As nossas áreas técnicas finalmente ajustaram as suas demandas e eu espero que até o final deste mês a gente consiga retomar o nosso comércio”, disse durante o 28º Congresso & ExpoFenabrave, em São Paulo.

O ministro contou que, na viagem a Joanesburgo, na África do Sul, com o presidente Michel Temer, por ocasião da reunião dos países que compõem o Brics – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul –, conversou com o ministro da Agricultura russo e, Temer, com o presidente Vladimir Putin.

Maggi disse que foi dado um ultimato aos russos. “Estamos vindo desde novembro neste processo e dissemos que essas são as últimas tentativas. Eu, inclusive, perguntei ao ministro russo se havia qualquer impedimento político para a gente voltar para o mercado e ele me garantiu que não. Que eram somente questões técnicas e essas foram resolvidas”, disse.

Trigo e bacalhau

O ministro falou sobre a importação de trigo da Rússia. “Até então, o Brasil não importava (o cereal do país). Mas foi uma das exigências de comércio múltiplo entre os dois mercados”, afirmou. “Também o mercado de peixes foi aberto; nós liberamos vários frigoríficos deles para mandarem peixes para o Brasil, especialmente o bacalhau. Então, tecnicamente estamos ajustados.”

Para o ministro da Agricultura, se os russos não quiserem abrir o mercado deles ao Brasil, que sejam pelo menos claros para o Brasil parar de insistir.