Lucro da Basf despenca 76% no 4º trimestre de 2015

Divisão agroquímica, porém, registrou alta de 13,9%. Empresa torce por alívio na recessão brasileira

A maior empresa de produtos químicos do mundo, a alemã Basf, registrou um lucro líquido de 399 milhões de euros (US$ 373,96 milhões) no quatro trimestre de 2015, equivalente a 5 euros por ação. O resultado representa uma queda de 76% ante os 1,42 bilhão de euros no quarto trimestre de 2014. Diante do resultado, a Basf propõe o pagamento de 2,90 euros por ação na forma de dividendos aos acionistas.

Conforme a empresa, o resultado foi prejudicado pelo desempenho da divisão de óleo e gás, diante dos baixos preços globais, o que pressionou também a divisão petroquímica. A companhia ainda relatou prejuízo de 600 milhões de euros em seus ativos petroquímicos.

A receita, por sua vez, recuou 23% na mesma comparação, para 13,9 bilhões de euros ante os 18,05 bilhões de euros registrados anteriormente. O Ebit, lucro antes do pagamento de juros e impostos, recuou 65% na comparação com o trimestre equivalente no ano passado, para 226 milhões de euros. A divisão agroquímica, porém, registrou alta de 13,9%, para 139 milhões de euros, impulsionada pela divisão de herbicidas na América do Norte.

O presidente do conselho da empresa, Kurt Bock, afirmou que a empresa trabalha com a perspectiva de um 2016 bastante desafiador, diante das incertezas em torno da demanda chinesa, que está desacelerando. A Basf espera uma desaceleração do crescimento nos Estados Unidos e que, “de alguma forma, a recessão deve aliviar um pouco no Brasil e na Rússia”, afirmou Bock.