Diversos

Lote de café da Bahia é premiado como melhor padrão de qualidade no país

Concorreram grãos do Paraná, Bahia, Minas Gerais e São Paulo. Ganhador conseguiu a nota de 8,63, em uma escala de 0 a 10. Quer tomar este café? Veja como!

Um microlote (até duas sacas) de café da Bahia venceu o 15º Concurso Nacional Abic de Qualidade do Café. O cafeicultor Joel Marques de Oliveira, da Fazenda Brejos dos Aguiar, em Ibicoara (BA), marcou 8,63 pontos em uma escala de 0 a 10.

O concurso, promovido pela promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), teve nove lotes finalistas, todos inscritos pelos organizadores dos concursos estaduais realizados no Paraná, Bahia, Minas Gerais e São Paulo. Além da avaliação técnica de qualidade, que correspondeu a 90% da nota, as práticas sustentáveis na propriedade representaram os outros 10%.

O segundo colocado no ranking foi o produtor Josias Gomes, da cidade de Espera Feliz (MG), com a nota final de 8,62 pontos, na categoria natural e em terceiro lugar ficou a produtora Lúcia Maria da Silva Dias, de São Sebastião da Grama (SP), com a nota final de 8,55 pontos, na categoria cereja descascada.

Leilão dos cafés participantes

A partir do dia 15, até 25 fevereiro, acontece o leilão de todos os lotes deste concurso. O pregão terá lance mínimo equivalente a 70% acima da cotação BMF/Bovespa de quinta feira ( dia 14), no valor de R$ 754,00. Podem participar torrefadoras, cafeterias e demais pessoas jurídicas interessadas.

Para participar, a empresa deve preencher a Ficha de Lance Comprador. Os lances poderão ser dados pela ficha  ou por e-mail, para [email protected].

O pregão poderá ser acompanhado todos os dias diretamente no site da ABIC, permitindo mais transparência e maior competição entre os participantes, que poderão renovar seus lances caso tenham sido superados por outra empresa. Os lances podem ser dados para aquisição de uma única saca ou de todo um lote, ou mesmo para compra de sacas de diversos lotes.

No dia 27 de fevereiro serão divulgadas as empresas campeãs do leilão, que são aquelas que deram os maiores lances.