Livro documental traz fotografias magníficas do campo e propõe quebra de conceitos

Obra será distribuída em bibliotecas, escolas rurais e ongs de todo o país, de forma gratuita

livro de fotografias “Identidades Rurais”, lançado nesta semana, no Rio de Janeiro (RJ), retrata a realidade de um Brasil pouco conhecido por grande parte dos brasileiros. De caráter documental e artístico, o projeto foi realizado por cinco jovens fotógrafos: AF Rodrigues, Fábio Teixeira, Fernanda Dias, Ratão Diniz e Valda Nogueira. Juntos, eles registraram imagens da transformação, da cultura, do cotidiano e dos costumes dos habitantes dos interiores do Brasil. 

Cada fotógrafo visitou e vivenciou, durante uma semana, o dia a dia de duas áreas rurais distintas em nove estados do país, como a Zona da Mata de Pernambuco, o oeste catarinense, o interior do Acre, a serra capixaba, entre outras, sob a curadoria do fotógrafo e cientista social Gustavo Stephan.

A obra convida o leitor a quebrar antigos conceitos e observar a transformação que ocorre longe dos centros urbanos, o “novo rural”, conforme descreve Stephan: “As riquezas culturais, os modos de vida de cada região revelam a diversidade do nosso meio rural e vislumbram um futuro mais promissor, com os olhos do campo e da cidade a cada dia mais alinhados”.

A edição será limitada a 3 mil exemplares, com parte destinada a bibliotecas rurais do Brasil, além de ongs de todo país.