Limousin está fora da edição deste ano da Expointer

Norma do Ministério do Trabalho que proíbe peões de dormirem com animais é apontada como uma das causasUma das raças de bovinos mais tradicionais da Expointer, a limousin, está fora da edição deste ano. Dos cerca de 20 animais inscritos, nenhum ingressou no parque. A feira agropecuária de Esteio, no Rio Grande do Sul, registra um índice geral de abstenção de 27% e a norma do Ministério do Trabalho que proíbe os peões de dormirem com os animais é apontada como uma das causas.

A redução já é esperada, segundo o Departamento de Produção Animal. Se todos os 6.148 inscritos viessem para a feira, faltaria espaço no parque de exposições. Os criadores costumam inscrever um grande número de exemplares para depois escolher quais realmente vão participar. A pré-seleção começa bem antes da Expointer.

? A seleção começa na propriedade. Depois, cada inspetoria veterinária recebe o manual de procedimentos. Antes desses animais virem para o parque, eles ainda são vistoriados pelos técnicos da Secretaria da Agricultura para prever problemas sanitários ? explica Claudio Bueno, diretor do Departamento de Produção Animal.

O índice de abstenções sempre ultrapassa 20%. Este ano, ficou próximo de 30%. De acordo com a organização da feira, pelo menos três raças de bovinos inscritos não trouxeram exemplares para a Expointer, como é o caso do gado limousin. As baias destinadas a ele foram ocupadas por outros animais. Luiz Meneghel Neto, presidente da Associação Brasileira de Limousin, explica a razão para os bovinos não estarem presentes.

? No nosso caso, de São Paulo e Paraná, foram dois motivos. Um, a questão sanitária. Nós tivemos a liberação há bem pouco tempo. As normas não estão muito acertadas. Nós ficamos preocupados com a questão. Outro ponto fundamental que fez com que decidíssimos não trazer foi a questão dos funcionários não poderem ficar ao lado dos animais. Porque são animais caros, animais que valem valores significativos. Um animal desses pode se enroscar, pode ter algum problema à noite e, sem ninguém por perto, você pode vir a perder este animal.

A norma do Ministério do Trabalho determina que os tratadores descansem em locais adequados e não nos pavilhões, como sempre aconteceu. A multa para os criadores que desobederem a norma pode chegar a R$ 8 mil. No espaço da raça sim brasil, apenas metade dos animais inscritos ocupa as baias e até os tratadores reclamam da fiscalização.

? Nós que tratamos os animais não podemos perder cinco meses de tratamento. Numa noite que dá uma tragédia, um animal escapa, ou estufa, ou se enrreda. Então, para nós, não foi bom, com certeza ? afirma o tratador Leandro Soares.