Limite por produtor para Pepro de citrus aumenta em cinco mil caixas

Citricultores que atingiram a cota inicial, poderão voltar a participar dos leilõesO setor citrícola decidiu elevar o limite de participação de 15 mil para 20 mil caixas de 40,5 kg, por produtor, nos leilões de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro). A decisão foi tomada nesta quarta, dia 22, durante uma reunião extraordinária solicitada pela Câmara Setorial da Citricultura, no Ministério e Agricultura (Mapa), em Brasília (DF).

• Reunião formaliza entrada de representantes de produtores no Consecitrus

Packing houses

Outro assunto discutido durante a reunião foi a extensão do benefício para os produtores que fornecem a fruta para packing houses (estabelecimento onde a fruta é recebida e processada antes da distribuição para o mercado interno). No entanto, não houve consenso por causa de questões logísticas.

Conforme Santos, ficou definido que, a partir da próxima safra, no fim do segundo semestre de 2015, o assunto voltará a ser discutido. Hoje, a subvenção é válida apenas para os produtores que fornecem laranja diretamente para as indústrias, deixando de fora os fornecedores para packing houses. Santos pondera que muitos produtores atuam exclusivamente para o segmento de packing house, movimentando cerca de 90 milhões de caixas por safra.

Clique aqui para ver o vídeo

Agência Estado