Levantamento aponta crescimento na área plantada de feijão em São Paulo

Safra das águas deve aumentar 6,2% em relação ao que foi cultivado no período entre 2012/2013Depois de um 2012/2013 de safra reduzida e preços elevados, a safra das águas do feijão em São Paulo deve apresentar um aumento da área plantada e diminuição significativa de preços. A estimativa é do Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgão ligado a secretaria de agricultura e abastecimento do Estado.

>> Leia mais notícias sobre feijão

O levantamento mostra que a área plantada na safra das águas deve chegar a 58.502 mil hectares, um aumento de 6,2% em relação ao que foi cultivado no período entre 2012/2013, quando a área foi de 55.104 mil hectares. A explicação para o crescimento foi o preço alto pago pela saca que acabou atraindo mais produtores.

Comportamento contrário

Alguns produtores tiveram comportamento contrário e reduziram a área. O produtor Celso Ventura plantou 200 hectares no ano passado. Este ano, apenas 70 hectares.

– Escolhemos a soja como primeira opção e deixamos o feijão para terceira – disse.

Com a oferta maior do grão, o preço despencou. A saca de 60 quilos que chegou a R$ 250, na última safra baixou para R$ 80. Segundo Ventura, o clima também não ajudou. Na região de Itapetinga, houve seca antes da colheita.

– No início choveu demais, problemas nas raízes, deu fusário, produção fraca, além do preço fraco – salienta Ventura.

O produtor explica que só não terá prejuízo, pois optou plantar a soja no lugar no feijão. Ele conta que para próxima safra, vai depender do mercado.

Clique aqui para ver o vídeo