MERCADO

Leite: preço pago ao produtor recua 5,9% em dezembro, diz Scot

De acordo com consultoria, produtor recebeu em média R$ 1,038 por litro, sem o frete; na comparação com novembro de 2017, o recuo foi de 0,3%

Fonte: Pixabay/divulgação

O preço do leite pago ao produtor recuou 5,9% em dezembro de 2017 ante igual mês do ano anterior, na média nacional, afirma a Scot Consultoria. O produtor recebeu, em média, R$ 1,038 por litro, sem o frete. Na comparação com novembro de 2017, o recuo foi de 0,3%. “É importante destacar, porém, que o mercado teve comportamento distinto no Brasil Central e região Sudeste, em relação ao Sul do país”, afirma, em nota, o analista Rafael Ribeiro.
 
Em Minas Gerais, São Paulo e Goiás, a produção atingiu o pico em dezembro, pressionando para baixo as cotações por mais um mês. Já no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, a produção de leite diminuiu neste período e o preço pago ao produtor teve alta. 
 
Ribeiro afirma que espera-se uma retomada da recomposição dos estoques do varejo a partir de meados de janeiro, “o que deverá ajudar na sustentação dos preços aos produtores em toda a cadeia, levando em conta também a produção caindo em boa parte do país”. 

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *