Leite ordenhado na Expointer não é desperdiçado

Produto das cabanhas de jersey é entregue aos funcionários, que vendem para o grande público na feiraQuando o assunto é leite, nada é desperdiçado na Expointer. Distribuído por diferentes caminhos, todo produto ordenhado durante a feira agropecuária acaba chegando às mãos do consumidor final.

A cada dois dias, 3 mil litros de leite produzidos por 50 gados da raça holandês são recolhidos pela Cooperativa Piá, de Nova Petrópolis, parceira nesta edição. O presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), José Ernesto Ferreira, explica que a entidade trabalha há cinco anos para que o leite vá para a indústria, evitando a venda direta.

? Estimulamos os expositores com um bom preço, recolhimento e pagamento no final da feira. A Gadolando faz o meio de campo entre as indústrias e os produtores, buscando sempre a melhor negociação – explica Ferreira.

Tradição entre os criadores de gado jersey, o leite das cabanhas é entregue aos funcionários, que vendem para o grande público na Expointer.

? O expositor dá o destino que deseja ao produto. Normalmente os cabanheiros recebem e comercializam durante a feira, enquanto outros optam pela doação ? conta o vice-presidente da Associação dos Criadores de Gado Jersey do Rio Grande do Sul, Francisco Barbosa Coelho.

Os 60 animais da raça jersey que estão em lactação produzem em média 1 mil a 1,5 mil litros de leite por dia no evento.