Leite: margem do produtor tem a primeira reação em 7 meses

De acordo com a Scot Consultoria, o preço do produto em fevereiro subiu mais que os custos de produção

Fonte: Pixabay

A margem da atividade leiteira em fevereiro teve uma melhora de 1,2 ponto percentual na comparação com janeiro. Essa foi a primeira reação no lucro do produtor desde julho de 2017. De acordo com a Scot Consultoria, a alta no preço do produto foi maior que o aumento nos custos de produção, o que gerou esse cenário mais favorável.

Para se ter uma ideia, o preço do litro pago ao produtor em fevereiro, na média nacional, subiu 1,6% em relação ao mês anterior. Essa foi a primeira alta no pagamento depois de oito meses em queda. O produtor recebeu, em média, R$ 1,044 por litro, sem o frete.

Já os custos de produção tiveram ligeiro aumento em fevereiro. No mês, o índice da Scot Consultoria de custo de produção da pecuária leiteira aumentou 0,5% em relação a janeiro. As altas de preços dos alimentos concentrados, com destaque para o milho e o farelo de soja, colaboraram para o incremento do custo da atividade.

Daqui para frente, a expectativa da Scot é de que a margem para o produtor melhore, com os preços do leite mais firmes devido à entressafra e custos de produção mais controlados.