Leilões de Pepro e PEP da Conab negociam quase 100% da oferta de milho

A demanda chegou a 748 mil toneladas das 752 mil toneladas vindas dos três estados do Centro-Oeste

Fonte: Renata Silva/ Embrapa Rondônia

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizou, nesta quinta, dia 10, mais duas operações de incentivo ao escoamento de milho do Centro-Oeste. As ações juntas negociaram 748 mil toneladas das 752 mil ofertadas de produtos dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.

No primeiro leilão, de Prêmio para o Escoamento (PEP) de 60 mil toneladas do produto, houve comercialização das 30 mil toneladas de MS e 26 mil toneladas de GO. Já a segunda operação de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro), foram negociadas todas as 692 mil toneladas.

Essas operações foram autorizadas pelo Conselho Interministerial de Estoques Públicos (Ciep) no começo de abril, e têm a finalidade de garantir preço ao produtor de milho e incentivar o escoamento do excedente de produção para os grandes centros consumidores.

O valor máximo do prêmio de cada operação é calculado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), seguindo a fórmula do valor do preço mínimo menos o valor médio de mercado no estado ou região de produção.

Para participar dos leilões, é necessário estar adimplente junto ao Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin) e possuir cadastro em situação regular no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (Sicaf) e no Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican).

Novos leilões de Pepro e PEP ocorrerão na próxima quinta-feira (17). Serão 240 mil toneladas de PEP e 578 mil toneladas de Pepro.