Laranja: oferta baixa impede queda mais acentuada dos preços

Mesmo assim, os preços recuaram tanto para a variedade tahiti quanto pera, em São Paulo

Fonte: Pixabay

A disponibilidade de laranja de boa qualidade segue limitada em todo o estado de São Paulo, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), fator que tem evitado quedas mais significativas das cotações da fruta, que por sua vez são geradas pela oferta ainda elevada nas regiões produtoras. A demanda, por sua vez, esteve retraída nos últimos dias, devido ao clima chuvoso e ao período de fim de mês.

Na parcial desta semana, de segunda a quinta, a pera teve média de R$ 22,22 por caixa de 40,8 quilos, na árvore, recuo de 4,1% em relação à semana anterior.  

Já para a lima ácida tahiti, o pico de safra continua pressionando os valores da fruta. Contudo, conforme colaboradores do Cepea, os preços devem permanecer nestes patamares, devido à melhora do calibre da variedade e à intensificação da moagem – que tem controlado a disponibilidade no mercado de mesa.  

Na média parcial desta semana, a tahiti foi cotada a R$ 12,24 por caixa de 27 quilos, colhida, baixa de 9,3% em relação à semana passada.