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Nova Defender é lançada em Frankfurt e já tem data para chegar ao Brasil

Clássico da Land Rover volta a ser fabricado após três anos e aposta em tecnologia e robustez

Foto: Divulgação

Foi apresentada nesta semana no Salão de Frankfurt, na Alemanha, a aguardada Land Rover Defender, uma releitura do maior ícone da marca britânica. Com novidades como ‘capô transparente’, o novo modelo também trará estrutura de alumínio e suspensão de ar.

A boa notícia para o mercado brasileiro é que a marca já projeta o lançamento por aqui em 2020.

O novo Defender será oferecido em 5 versões de acordo com a marca: S, SE, HSE, First Edition e X. A carroceria 90 pode levar até 6 ocupantes, enquanto a carroceria 110 tem opções de 4, 5 ou 7 lugares.

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“Tudo foi projetado com foco na praticidade. O espaço pode ser configurado de várias maneiras, através de recursos com o acesso à cabine traseira, o assento auxiliar dianteiro opcional e o console central”, disse a marca.

O carro vem com quatro opções de motores, sendo dois a gasolina e outros dois a diesel. Na versão gasolina, o motorista pode escolher entre um 2.0 turbo de 300 cavalos ou um 3.0 de 6 cilindros com 400 cavalos de potência com conjunto híbrido, que leva uma bateria de 48 v para armazenar energia gerada pelas frenagens.

Na versão diesel, os motores são  na versão 2.0, com potência de 200 ou 240 cavalos. Em todas as versões o carro vem com câmbio automático de 8 marchas.

Capacidade e tecnologia

A Land Rover afirma que o novo Defender é o veículo mais robusto e resistente que já criaram, combinado com um chassi leve que conta com parte da estrutura em alumínio.

Na parte tecnológica, o modelo conta com o sistema de Tração Integral (AWD), que controla o torque entre os eixos e é ideal para superfícies escorregadias como areia, grama ou neve. Em casos extremos que as rodas dianteiras ou traseiras perdem tração, todo o torque do motor pode ser direcionado para o eixo oposto.

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Na parte da suspensão, a marca oferece duas opções: a helicoidal e a suspensão a ar eletrônica. Na primeira, o sistema totalmente independente combina os braços triangulares (double-wishbone) na dianteira com um avançado sistema multilink na traseira, resultando em um chassi ágil e de respostas rápidas. Já a Suspensão a Ar Eletrônica garante um rodar confortável e eficiente, além de permitir o ajuste da altura livre do solo de 50 mm abaixo da altura normal, para facilitar o acesso, até uma altura estendida de até 75 mm.

Para condições off-road extremas, há também a opção de elevar a altura livre do solo em mais 70 mm, para garantir um curso mais longo da suspensão e assegurar estabilidade mesmo nas superfícies mais irregulares.

Por falar em radical, quem quer usar ao máximo as tecnologias dessa máquina para explorar o mundo off-road, o sistema Terrain Response garante total controle do motorista, permitindo que se configure os parâmetros do veículo como  ele quiser. Na versão Terrain Response 2, o opcional leva os recursos para outro patamar, contando com um ajuste automático que monitora as condições de dirigibilidade do momento e seleciona sistematicamente a configuração mais adequada.

Com o ‘capô transparente’, o motorista pode enxergar o que está escondido pelo capô direto na tela do painel por meio de câmeras instaladas na parte de baixo do motor. Segundo a montadora, as câmeras auxiliam o motorista a enxergar a trilha e evitar obstáculos como galhos, rochas e lama. Com a tecnologia, é possível manobrar com mais segurança e escolher o caminho mais seguro.

Outros atrativos são o piloto automático adaptativo, assistente de pontos cegos, monitoramento de tráfego cruzado traseiro e proteção de pintura.

Foto: Divulgação

Com chegada prevista para o ano que vem, a nova Defender ainda não tem previsão de preço de entrada no mercado brasileiro.